terça-feira, 26 de maio de 2015

 CNTE tem representação em comissão do MEC contra o racismo nas escolas


A CNTE tomou posse na Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-brasileiros do MEC. A CADARA é formada por 34 representantes do governo e da sociedade civil e é a segunda vez que a CNTE participa. O objetivo é elaborar, acompanhar e avaliar políticas públicas educacionais para garantir o cumprimento da Lei 10.639, que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro, e promover o combate ao racismo na escola. A secretária de Combate ao Racismo da CNTE, Iêda Leal, lembrou que hoje, dia 25, é o dia da Africa e reforçou o papel dos membros de regionalizar o tema. "Não estamos começando nada, precisamos continuar uma luta histórica. E vamos fazer isso nas escolas. Temos uma representatividade nacional, é um trabalho coletivo”.

A CADARA analisa as Diretrizes para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana, aprovadas pelo Parecer CNE/CP nº 03/2004 e homologadas pela Resolução CNE/CP nº 01/2004.

Ieda explica que, além de colaborar com o MEC no planejamento de ações voltadas aos professores e gestores para a efetivação das políticas públicas de combate sistemático ao racismo, a CNTE tem o papel de acompanhar e fiscalizar se todas as disciplinas estão trabalhando a temática nas escolas, contribuindo para que a lei seja efetivada: “A tarefa na comissão é estabelecer um diálogo com os trabalhadores em educação, os sindicatos, de forma a chegar à escola. Facilitamos o diálogo entre o MEC e a sociedade. Mas é importante ir além da comissão, a CNTE precisa saber como vai se dar essa nova configuração dos livros didáticos dentro das escolas, acompanhar de forma próxima a fiscalização de material didático, para ver se todas as disciplinas estão sendo trabalhadas, e contribuir para que, a partir da relação com os professores, a lei esteja sendo cumprida”.

A primeira reunião ordinária do biênio vai até amanhã, dia 26 de maio, em Brasília/DF.

Assessoria/CNTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário