quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
O vídeo das religiões afro
Vídeo gravado para ser exibido na TV Record, como direito de resposta das religiões afro contra ataque sofrido.
Sugestão de material sobre religião de matriz africana
![]() |
Imagem site http://www.clicabrasilia.com.br |
Segundo Maria Celma, é um material, bastante rico. "Tem uma linguagem bem simples e que pode colaborar para que professores/as possam abordar esta temática em sala de aula e desconstruir as ideias preconceituosas e discriminatórias no contexto escolar", explica a coordenadora do Coletivo da diversidade Étnico-racial do SINTEP.A coordenadora do Coletivo, Maria Celma de Oliveira, encaminhou o LINK da apresentação da professora Rose Valverde sobre religião de matriz africana/Espiritismo.
Acesse e confira a apresentação da professora Rose Valverde
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
Questão racial: avançamos na consciência do problema, mas ainda temos praticamente tudo a fazer, diz ministra
Questão racial: avançamos na consciência do problema, mas ainda temos praticamente tudo a fazer, diz ministra | Agência Brasil
Brasília – A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, disse hoje (9) que o país avançou no combate à discriminação racial do ponto de vista de ter consciência do problema. Segundo ela, entretanto, ainda há um longo caminho a ser percorrido.
Brasília – A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, disse hoje (9) que o país avançou no combate à discriminação racial do ponto de vista de ter consciência do problema. Segundo ela, entretanto, ainda há um longo caminho a ser percorrido.
“O Brasil reconhece o preconceito como uma questão que tem que ser abordada de várias formas e a partir de várias dimensões, mas o que temos a fazer é praticamente tudo”, ressaltou, ao participar do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela EBC Serviços em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência.
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
Projeto Mama África promove interação entre crianças de Cabo Verde e Mato Grosso
Projeto Mama África promove interação entre crianças de Cabo Verde e Mato Grosso: i Projeto incentiva a inclusão do ensino de História da África e da Cultura Afro nos currículos /i
SUGESTÃO DE LEITURA
Imagem http://cnncba.blogspot.com |
Emir Sader
Não há região do mundo mais vítima da naturalização da miséria do que a África. Na concepção eurocêntrica, bastaria cruzar o Mediterraneo para se ir da “civilização” à “barbárie”. Como se a África não tivesse história, como se seus problemas fossem naturais e não tivessem sido resultado do colonialismo, da escravidão e do neocolonialismo.
Continente mais pobre, mais marcado por conflitos que aparecem como conflitos étnicos, região que mais exporta mão de obra – a África tem todas as características para sofrer a pecha de continente marcado pelo destino para a miséria, o sofrimento, o abandono.
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
UNESCO - Coleção História Geral da África em português
![]() |
Ilustração UNESCO |
Publicada em oito volumes, a coleção História Geral da África está agora também disponível em português. A edição completa da coleção já foi publicada em árabe, inglês e francês; e sua versão condensada está editada em inglês, francês e em várias outras línguas, incluindo hausa, peul e swahili. Um dos projetos editoriais mais importantes da UNESCO nos últimos trinta anos, a coleção História Geral da África é um grande marco no processo de reconhecimento do patrimônio cultural da África, pois ela permite compreender o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outras civilizações a partir de uma visão panorâmica, diacrônica e objetiva, obtida de dentro do continente. A coleção foi produzida por mais de 350 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento, sob a direção de um Comitê Científico Internacional formado por 39 intelectuais, dos quais dois terços eram africanos.
Download gratuito ( versão em português):
Assinar:
Postagens (Atom)