quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Livro retrata história de mulheres negras na educação


Livro retrata história de mulheres negras de Sucesso

Durante o III Seminário Estadual de Educação Étnico-racial do Sintep/MT, realizado nos dias 11 e 12 de novembro, no auditório do Sindicato a professora Carmem Cinira Siqueira Leite apresentou o livro de sua autoria que retrata a trajetória profissional de docentes negras, da rede municipal de ensino de Cuiabá.

O livro, lançado pelo Instituto de Educação da UFMT, é resultado da pesquisa realizada pela autora para a elaboração da dissertação de mestrado, apresentada em 2006. O livro revela histórias de superação de mulheres afrodescendentes em relação ao sexismo e racismo, que atuam como professoras na capital, denominadas “mulheres negras de sucesso”.


Carmem Cinira Siqueira Leite, cuiabana, é licenciada em Pedagogia, especialista em Relações Raciais e Educação e mestre em Educação pela UFMT. Professora efetiva da rede municipal de ensino de Cuiabá, atualmente, desempenha a função de assessora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação (SME) e formadora na área de Educação para as Relações Etnicorraciais. E, também é pesquisadora associada do Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE).   

Nenhum comentário:

Postar um comentário