quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Ministra prevê entrada de 56 mil estudantes negros por ano nas universidades federais


luizaA ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, disse que a Lei de Cotas, sancionada ontem (29) pela presidente Dilma Rousseff, deverá ampliar de 8,7 mil para 56 mil o número de estudantes negros que ingressam anualmente nas universidades públicas federais.
A lei determina que as universidades públicas federais e os institutos técnicos federais reservem, no mínimo, 50% das vagas para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública, com distribuição das vagas entre negros, pardos e indígenas.
Segundo a ministra, a associação de critérios sociais e raciais para as cotas foi a solução "politicamente possível" para tentar reverter a desigualdade no acesso ao ensino superior público.
"Todo o esforço ao longo do tempo foi no sentido de se constituir cotas para negros, independentemente da sua trajetória escolar. Mas as propostas são colocadas de acordo com o grau de maturidade política da sociedade. Dentro dessa medida, conseguimos um resultado que eu considero positivo", avaliou.
Fonte: CNTR

Cota de 50% nas universidades federais é aprovada e lei já vale para o ENEM 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário