Planos Municipais
de Educação devem contemplar as questões das diversidades
Os educadores
e as educadoras de Mato Grosso devem estar atentos
para que seja contemplado nos Planos Municipais de Educação (PME) as
construções de práticas educacionais associadas a questões da diversidades
(gênero, raça, religião). A atenção é necessária para que se consiga ao longo
dos próximos dez anos garantir, por meio de práticas democráticas, assegurar os
direitos de todos e todas e superar as todas as formas de discriminação.
Recentemente
foram apresentados relatos de educadores dos municípios de Mato Grosso
retratando conflitos com segmentos fundamentalistas que se recusavam a garantir
na elaboração do texto do PME, termos e propõem ações que visam a redução da
desigualdade social. Essas pessoas, orientadas por ideologias religiosas,
querem impedir a implantação no currículo escolar de práticas de redução da
desigualdade, para a inclusão da população LGBT, das mulheres, dos negros, dos
indígenas, entre outros.
Os Planos
são documentos elaborados com objetivo de universalização do direito a educação.
Neles não devem ter espaço os conflitos de interesses ideológicos religiosos, tendo
m vista que o Brasil é um Estado laico, conforme a Constituição Federal em seu
artigo 5º. Ações retrógradas como as manifestadas através do preconceito
atrapalham, destoem a Democracia, retardam o avanço de políticas públicas que
visem o fim das desigualdades sociais.
O Sintep-MT
relacionou alguns documentos para servir de base para que se faça a discussão entre
os grupos, nas escolas e com as comunidades. Confira! https://goo.gl/GrDSAb; https://goo.gl/nq0fmC; https://goo.gl/oK521J; https://goo.gl/C9WPK4; https://goo.gl/KUC8t3;
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